A estratégia deste grupo de investigação consiste em investigar fontes primárias, dos próprios edifícios, suportada por fontes documentais. A rigorosa pesquisa histórica e arquitetónica será decisiva na busca das teorias da Arquitetura portuguesa e da história da Arquitetura portuguesa.
A partir do(s) conceito(s) de património, tentaremos incluir no mundo das artes e da prática artística, outros conhecimentos, necessariamente ligados à fundação da arte e do homem - história, filosofia, antropologia.
Palavras-chave: História Património Arquitetura Teoria
O objetivo deste grupo de investigação é contribuir para o conhecimento do pensamento teórico nos campos interdisciplinares da arquitetura; da teoria da Arquitetura, da história da Arte e da história da Arquitetura.
Este objetivo será alcançado através da análise na prática do objeto arquitectónico, em todas as suas componentes.
Assim, a estratégia consiste na investigação de fontes primárias a partir dos próprios edifícios, depois das fontes documentais. O levantamento exacto será decisivo para encontrar as teorias da Arquitetura portuguesa e da história da Arquitetura portuguesa.
Responsável: Horácio Manuel Pereira Bonifácio Breve descrição: Trata-se de uma linha que intenta, metodicamente, observar o património como forma sensorial das artes e, cientificamente, formular questões e obter respostas que sejam novas, relevantes e úteis, teórica e socialmente.
Responsável: Andreia Maria Bianchi Aires Carvalho Galvão Breve descrição: Expressão tangencial de uma face da cultura imaterial contemporânea, já que surge da mudança de paradigma da sociedade, estudar a arquitetura de raiz filantrópica é, antes de mais, compreender um núcleo restrito do nosso património contemporâneo sob o ponto de vista social, na sua génese, função e desempenho.